sábado, 3 de agosto de 2019

FERRAMENTAS

     
Sportster Forty Eight


     Para poder trabalhar com a moto, precisei comprar umas ferramentas novas, pois a porcaria da Harley trabalha com parafusos em polegadas e também parafusos torx, então, minhas antigas ferramentas não se encaixavam bem nela. Não queria ter que gastar dinheiro com ferramenta agora, mas, em todo caso, ferramenta nunca é demais.


Ferramentas


PEÇAS: RELOCADOR DO VELOCÍMETRO, VELAS IRIDIUM


     Comprei um kit relocador do velocímetro da Guerra Custom. Gostei do acabamento, qualidade do material e bom design.

Kit Relocador do Velocímetro Guerra Custom

     As velas estavam enferrujadinhas. Parece que lavavam a moto com algum produto químico que as fez oxidar prematuramente. Resolvi comprar essas velas de iridium para substituir as velas tradicionais que vieram com a moto.

Velas Iridium

MODIFICANDO O RELOCADOR DO VELOCÍMETRO


     Tive 2 problemas com o relocador do velocímetro. Na Forty Eight 2016 ("Canela Grossa"), você tem que instalar o relocador de tal forma que ele fique mais ou menos na horizontal, caso contrário ele bate na bengala.


Relocador do Velocímetro

     Para corrigir esse problema - e conseguir deixar o velocímetro mais inclinado -, precisei abrir um contorno na chapa do relocador de modo que pudesse acomodar o cilindro da bengala quando o guidão fosse esterçado completamente para a esquerda. Na foto abaixo podemos ver a marcação do corte que foi feito na chapa do relocador:


Marcação do Novo Contorno

     Na foto abaixo podemos ver como ele ficou. Acho que consegui ganhar pelo menos uns 10 graus  de inclinação. Isso sem dúvida deixou a coisa mais bonita.

Velocímetro Relocado

     O outro problema foi com a "capelinha". Capelinha é aquela peça que "guarda" as luzes indicadoras (seta, luz alta, neutro, etc). No kit vem uma capelinha que deve ser parafusada junto ao riser do guidão. Só que para usar a capelinha desse jeito é necessário alongar os fios. Não queria mexer com os fios e também achei que nesse lugar não ficava tão bonito quanto pensei que ficaria. Logo, precisei fabricar uma nova capelinha:

Modificando o Relocador

Modificando o Relocador


MUDANDO A POSIÇÃO DO FAROL


     O farol original é bonito (embora um pouco pequeno), porém achei que ele fica muito "saltado para frente". Assim, resolvi enfia-lo "mais para dentro". Não gastei nada com isso, apenas inverti a base de fixação, fiz um calço para levanta-lo um pouco e substitui o parafuso original por outro um pouco mais comprido. A diferença é sutil, mas penso que ao fim do projeto o somatório de pequenas sutilezas fará toda diferença.


Posição Original do Farol

Farol Recuado

CAVALETE PARA MOTO



     Mais pra frente pretendo pintar as rodas de vermelho, conforme era na minha antiga YAMAHA Drag Star 650. Para fazer isso vou precisar de um macaco cavalete para erguer a moto. Vi nos sites de lojas por aí que um cavalete simples custa em torno de 600 irReais. Não achei que valesse a pena, afinal, vou usar pouco essa ferramenta. Decidi fabricar meu próprio cavalete. Devo ter gastado de 50 a 100 Reais. Entre erros e acertos, ajustes, mudanças e melhorias, o cavalete começou de um jeito e terminou de outro.


Materiais

Articulação Principal

Cavalete

     O próximo passo será pintar as rodas...


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