quinta-feira, 15 de agosto de 2019

PINTURA DAS RODAS

     
Forty Eight


     Para retirar as rodas, utilizei o cavalete que eu tinha fabricado - e ele funcionou de forma satisfatória. Apesar disso, mais pra frente pretendo fazer alguma melhoria nele...

     
Macaco Cavalete


     Retirar as rodas foi fácil, porém trabalhoso. Além disso tive um imprevisto; a porca do eixo traseiro é bastante grande e achei que eu não tinha chave que servisse nela. Por sorte encontrei uma chave velha perdida por aqui e serviu direitinho. Acho que a porca é de aproximadamente de 36 mm (ou 1.7/16").

     
Rodas


     É bom ter um ótimo jogo de chave torx para retirar os discos do freio pois os parafusos dos discos vêm com um aperto exagerado.

     Para facilitar a pintura das rodas, fabriquei um par de cavaletes.

     
Cavalete para pintar a roda


     
Cavalete para pintar a roda

          
     Na roda usei um vermelho bem vivo, da Renner Du'Pont. Já os discos eu pintei com spray preto fosco de alta temperatura mesmo. Coisa básica, simples.

     
Pintura da roda e do disco de freio
     
     Para completar e harmonizar o conjunto, montei pneus faixas brancas da Metzeler nas medidas originais.

     
Pneus Metzeler Marathon 888 White Wall
     
     
Pneus Faixa Branca
    

PROBLEMA COM ROLAMENTO: SACADOR DO ROLAMENTO


     Ao retirar as rodas para pintar, pude notar que o rolamento da roda traseira não estava "girando liso". Ele dava uma pequena "engripada" num determinado ponto. Por causa desse imprevisto, a moto ficou no cavalete por uma semana. Precisei encomendar um jogo de rolamento e uma ferramenta para sacar o rolamento (Sacador de Rolamento).

     
Sacador de Rolamento
     
     A ferramenta para sacar rolamento consiste em um tarugo de aço com uma fenda ao longo do diâmetro e uma cunha também de aço. 

     O problema desse sacador é que a cunha é feita de um material muito mole (deveria ser um aço muito duro e muito bem temperado) e o tarugo oferece muita resistência à abertura (deveria ser mais flexível). Resumindo: ela não funcionou.

   Pois bem, tive que contornar esse problema inesperado da ferramenta que não funciona. Depois de tentar corrigir os problemas de projeto da ferramenta, acabei resolvendo "apelar", "forçar a barra", como dizemos. Como o rolamento já estava condenado mesmo, resolvi soldar um parafuso nele para poder retirá-lo. O único cuidado foi o de proteger bem a roda para que não caísse nenhum respingo de solda na pintura nova.

     
Remoção do rolamento

     Feito isso, bastou duas ou três batidas com uma marreta e uma haste de aço do outro lado e pronto, problema resolvido.

     A ferramenta que não me atendeu custou 75 reais...

PROBLEMA COM O ROLAMENTO: ROLAMENTO FORA DO PADRÃO COMUM


     Pesquisei no fórum Harley Davidson Br e vi que o pessoal recomendava como rolamento compatível o SKF 6205 2rs Argentino. Comprei o conjunto com 4 rolamentos, que me custou 100 reais.

     
Rolamento SKF 6205 2rs

     Porém também aqui tive problema. O rolamento SKF é de medida padrão, ou seja, é de 52 x 25 x 15 milímetros. Já o rolamento da roda traseira do lado do ABS é de 52 x 25 x 18 milímetros. Para usar o SKF de 15 mm torneei um calço de 3 mm. Funcionou; porém, isso ficou me incomodando como uma ideia fixa...

     Procurei pelo rolamento de medida correta e não encontrei nada que não fosse chinês. Acabei por substituir o SKF de 15 mm pelo chinês de 18 mm. Aliás, suspeito que o próprio rolamento original seja chinês - o que explicaria ele ter dado problema com míseros 8 mil km!

RELOCADOR DAS SETAS


     Se tem algo na Forty Eight que é absolutamente feio, isso, sem dúvida alguma, é a posição dos piscas dianteiros. Para corrigir essa deformidade estética, comprei, no Aliexpress, um relocador de seta para Forty Eight.


Seta relocada

     Como podemos ver, a nova posição das setas ficou muito melhor. No entanto, aqui também tive um problema. Nessa nova posição, ao esterçar completamente o guidão para a esquerda, a seta bate no fundo do painel - que foi relocado. Então resolvi que vou mudar novamente a posição da seta. Aliás, resolvi mudar a seta inteira de vez...

     Para fabricar um relocador de seta, usei um ferro chato de 3/4 x 1/8 com cerca de 27 cm de comprimento.

Relocador da seta dianteira

     Dobrei, furei e pintei o relocador conforme foto abaixo:

     
Relocador da seta dianteira

     A seta que comprei é uma com grade na lente. Eu achei ela bem bonita. Só que o designer que a projetou é meio burro, pois ele posicionou a grade na horizontal o que é, convenhamos, estranho. Vou ter que desmontar essa seta e dar um giro de 90 graus nessa grade.

     
Setas dianteiras
     
     Por hora é isso. Aos poucos vamos corrigindo a feiura dessa Sportster...





Nenhum comentário:

Postar um comentário